quando-vender-um-titulo-antes-do-seu-vencimento-especulacao-com-titulos-publicos

Quando vender um título antes do seu vencimento? Especulação com Títulos Públicos!

Essa semana recebi uma dúvida de leitor perguntando sobre Títulos Públicos. Se você investe em Títulos Públicos provavelmente também já teve essa mesma dúvida e talvez ela inda esteja sem resposta.

“Fulgêncio, só tenho a lhe agradecer pela atenção, (…) gostaria de uma dica/explicação de quais as situações onde vale a pena resgatar um dos títulos antes do seu vencimento.” (Alexandre Sobreira)

 

Receba nossas atualizações e dicas exclusivas por e-mail...

Primeiro gostaria de explicar porque eu disse no título do artigo que se tratava de Especulação com Títulos Públicos

Especulação é quando você compra um ativo já com o objetivo de vendê-lo com lucro em um curto período de tempo. Isso vale para qualquer ativo, automóvel, imóvel ou ativos financeiros.

Então vamos lá, quando vale a pena resgatar um dos títulos antes do vencimento?

Existe um único cenário onde é viável resgatar um título antes do seu vencimento, quando você compra um título Pré-fixado (ou até mesmo o Tesouro IPCA+, já que ele tem uma parte do rendimento pré-fixado) em um momento de instabilidade econômica, como agora, e a economia começa a se organizar novamente daqui alguns anos.

Isso faz com que você compre um título que está pagando juros de, por exemplo, 16% ao ano e na media em que a economia vai melhorando a taxa de juro vai sendo reduzida. Isso faz com que você tenha um investimento com retorno muito acima da média.

Imagina você com um investimento rendendo 16% a.a. em uma economia como 3 anos atrás, com taxa Selic a 7,25% a.a., você estaria com o melhor investimento de todos na sua mão.

Isso faz com que o Tesouro Nacional deseje muito lhe recomprar esse título para que ele não tenha que te pagar esse juro todo até a data de vencimento. Imagina se o título ainda tiver mais 15 anos até o vencimento.

Então o Tesouro Nacional estaria oferecendo para recomprar esse título com uma taxa de, por exemplo, 20% a.a. pelos últimos 5 anos que você já ficou com o título.

Essa estratégia se chama Especulação com Títulos Públicos. É recomendável que essa estratégia seja feito exclusivamente com esse objetivo.

Não recomendo que compre um título hoje com o objetivo de manter até o vencimento para realizar o seu sonho, e no meio do caminho vender o título para aproveitar uma oportunidade momentânea, já que após a venda você provavelmente não encontrará uma alternativa tão boa quanto o título que você vendeu.

Eu mesmo tenho um Título que comprei com essa estratégia. Comprei com rendimento de 13%a.a., no ano passado, esperando uma melhora na economia para então vender e realizar um lucro mais interessante. Mas fiz isso com um dinheiro específico para especulação.

Jamais utilize dinheiro para investimento em especulação, nem dinheiro de especulação em investimento. É extremamente importante manter essas duas estratégias separadas.

Você já fez alguma especulação com Títulos Públicos ou com qualquer outro ativo? Conte como foi a sua experiência nos comentários.

Você também tem alguma dúvida sobre Finanças & Investimento? Entre em contato!

 

Receba nossas atualizações e dicas exclusivas por e-mail...


2015 - E-book - Tesouro Direto - Aprenda a investir - Banner Fim de Post

132

You may also like

1 comment on “Quando vender um título antes do seu vencimento? Especulação com Títulos Públicos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *