planeje-e-realize-o-casamento-dos-seus-sonhos-bomtempo-financas-pessoais-fulgencio-dinheiro-educacao-financeira-planejamento-bruna-heloiza

Planeje e realize o casamento dos seus sonhos!

Depois de um período afastado do blog, mas por um bom motivo, estou de volta! O motivo do meu sumiço foi o meu casamento, estava ajudando a finalizar os últimos detalhes do grande dia (sim também é o grande dia do noivo) e o blog acabou tendo que ficar um pouco de lado.

Para celebrar a volta do blog, que está de cara nova (espero que tenha gostado), vou compartilhar algumas dicas para que você também possa planejar o seu grande dia, planejar o seu casamento.

 

Receba nossas atualizações e dicas exclusivas por e-mail...

Assim como todo sonho em nossa vida, o casamento deve ser muito bem planejado, tanto nos detalhes quanto na parte financeira!

Sabe aquela história de que “não sei se caso ou compro uma bicicleta”? Se for pelo lado financeiro, o seu casamento pode ser o dinheiro de um belo carro! Mas como nossos sonhos são para ser realizados, o casamento dos seus sonhos será muito mais completo passando por um bom planejamento financeiro.

Salve exceções onde os pais da noiva (como é tradição) ou do noivo dão a festa, é possível o casal se planejar financeiramente para realizar esse sonho, assim como eu e minha esposa fizemos.

 

Planeje desde o pedido de casamento

Durante o namoro é inevitável pensar no próximo passo, o noivado. Mas quando dar esse próximo passo?

O diálogo na vida do casal é fundamental que comece ainda no namoro, o noivado deve ser mais uma entre tantas decisões conjuntas que irão tomar. Quanto custam as alianças? Quanto podemos poupar juntos para dar esse próximo passo? Um ganha mais do que o outro? Nada mais justo que a poupança seja proporcional ao salário de cada um.

Você deve estar pensando, “se planejarmos até o pedido de casamento, onde está o encanto do pedido?” O encanto está na realização do sonho, na forma única como esse dia chegará. Ambos sabem que estão caminhando para o tão esperado pedido, mas só 1 saberá o momento exato em que acontecerá. Em paralelo se pode planejar uma pequena viagem, ou um lindo jantar romântico; invente, crie, use a imaginação.

O nosso pedido foi em um passeio surpresa de balão. A viagem foi planejada, mas o passeio surpresa ficará marcado para sempre. “O casal do balão”.

 

Planejando o grande dia

Planejar o casamento dos seus sonhos, seja ele o mais singelo ou o mais luxuoso, requer tempo e dinheiro. Aqui como em todo planejamento é necessário analisar se será necessário prolongar o tempo do planejamento, buscar novas fontes de renda ou, por que não, ambos.

Conheço histórias de casais que decidiram vender trufas de chocolate juntos, no semáforo, para realizar o grande dia. O importante é buscar meios para tornar o seu sonho realidade. Não deixe que a sua zona de conforto sabote o seu casamento, nem nenhum outro sonho da sua vida.

Mantenha-se firme no mesmo ritmo de planejamento, poupando o máximo possível e de preferência proporcionalmente ao salário recebido. Sobrou um dinheiro ou entrou uma renda extra? Aproveite para reforçar a realização desse sonho!

Quando eu e minha esposa contamos que planejamos o casamento por quase 3 anos, as pessoas não acreditam, mas esse foi o tempo necessário para realizar o nosso sonho. Cada um sabe o tamanho do seu sonho e o tempo que gastará para realizá-lo. Buscar otimizar o processo faz parte, dentro desses quase 3 anos, muita coisa mudou em nossa vida profissional, principalmente pela vontade de realizar esse sonho.

 

O investimento adequado para o seu casamento

Você sabe que todo sonho planejado deve ter um investimento adequado para otimizar a sua realização. O casamento é algo tão específico que ele é fragmentado em diversos sonhos menores, é a decoração dos sonhos, o fotógrafo do sonho, a iluminação dos sonhos, o local do sonho, cada detalhe é um sonho diferente e único.

Sendo assim, recomendo que o investimento seja o mais líquido possível, pois o grande retorno será em fechar com uma bela entrada e um belo desconto de cada fornecedor, de cada um envolvido nesse grande dia.

Nenhum investimento seguro rende mais que descontos de 10, 15, 20% ou mais, quando o pagamento é efetuado com uma bela entrada e o restante na semana do evento (normalmente tudo deve estar pago até a data do evento).

 

Começar uma nova fase da vida sem dívidas

Ao planejar o seu casamento você diminui ao máximo a probabilidade de começar a vida de casado com dívidas. Começar essa nova fase “no azul” é fundamental para diminuir qualquer stress na vida financeira a dois.

Quando o planejamento financeiro é feito desde o início da decisão de se casar, fica mais fácil de começar o planejamento financeiro familiar, pois o hábito de conversar sobre dinheiro, revisar as contas, e ver se o sonho será realizado dentro do previsto ou se são necessários alguns ajustes no meio do caminho, já estão internalizados e fáceis de replicar na rotina do casal e no planejamento dos novos sonhos que virão.

 

Seu planejamento a prova de imprevistos

O planejamento ajuda a prever e eliminar 99% dos imprevistos, principalmente os financeiros. Mas como estamos falando da vida real, imprevistos acontecem. Porém quem você acredita que está mais bem preparado para lidar com os imprevistos, aquele que não fez um planejamento, ou aquele que tem um planejamento?

É isso mesmo, quem tem um planejamento consegue contornar com muito mais facilidade os imprevistos!

No nosso caso, eu e minha esposa, tivemos inúmeros imprevistos, mas devido ao nosso planejamento financeiros tínhamos mais meios para contornar e diminuir o impacto de cada uma delas. Para lhe mostrar que nem tudo são flores, principalmente quando sem planeja algo tão complexo como um casamento, vou citar alguns dos imprevistos que nos aconteceram:

  • O número de convidados extrapolou o que havíamos planejado de início, (imprevisto extremamente comum em casamentos) isso requer mais gastos com convites, buffet, decoração;
  • Faltando dias para o casamento o vestido de noiva deu problema de costura e parecia que não ia ter solução, houve mais gasto com costura, e tudo acabou bem;
  • Houve uma grande quebra na quantidade de convidados presentes, aumentamos o buffet para ajustar ao número de convidados esperados, mas a falta foi muito maior do que esperávamos (dinheiro não reembolsável);
  • Taxa de câmbio acabou aumentando os gastos previstos com a viagem de lua de mel, mesmo equilibrando os gastos durante o passeio.

Apesar de inúmeros imprevistos o planejamento foi fundamental para que pudéssemos realizar o nosso grande dia, da forma como tanto sonhamos. Ao realizar o planejamento conseguimos identificar a melhor saída para cada imprevisto, reduzindo ao máximo o impacto financeiro que cada um gerou.

Comece já o seu planejamento para realizar o seu sonho! Valerá cada minuto investido e cada centavo planejado.

Quer ajuda para poupar? Clique aqui e baixe a planilha que desenvolvi para te ajudar.

Crédito Foto: Lizandro Jr.

 

Receba nossas atualizações e dicas exclusivas por e-mail...


2015 - E-book - Tesouro Direto - Aprenda a investir - Banner Fim de Post

267

You may also like

2 comments on “Planeje e realize o casamento dos seus sonhos!

Este é um belo exemplo de um texto que se compensa a leitura. Parabéns, Fulgêncio. O casamento de vocês foi magnífico em todos os sentidos e detalhes. E com esse planejamento, as coisas fluem perfeitamente, basta saber poupar e se organizar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *