risco-vulnerabilidade-investimento-dinheiro-acoes-titulos-publicos-renda-variavel-bomtempo-financas-pessoais-fulgencio-dica

Você está administrando o risco ou está vulnerável a ele? Entenda a diferença e proteja seus investimentos!

Você tem medo ou receio de colocar seu dinheiro em alguns investimentos por causa do risco? Se a resposta for sim, você não está sozinho, uma das perguntas mais frequentes que recebo é: “Qual o risco desse ou daquele investimento?”

Existe uma grande diferença entre correr risco nos investimentos e estar vulnerável a perda nos investimentos, porém pouco se fala sobre vulnerabilidade.

E você, administrando o risco ou está vulnerável ao risco nos seus investimentos?

É possível prevenirmos ou reduzirmos os riscos dos investimentos tornando-os tão seguros quanto qualquer investimento mais comum.

Primeiro vamos entender o que é risco e o que é vulnerabilidade.

 

Receba nossas atualizações e dicas exclusivas por e-mail...

Quando você sai de casa você corre o risco de ser assaltado. Porém existem inúmeros fatores que você pode fazer para evitar ou diminuir esse risco.

Agora, quando você anda à noite do lado mais escuro da rua, olhando para o celular você está vulnerável ao risco. Você está ignorando todos os cuidados para evitar uma situação desagradável.

Agora vamos falar sobre Risco e Vulnerabilidade nos investimentos mais comuns.

 

Títulos Públicos (Tesouro Direto)

Se você me acompanha já algum tempo, sabe que considero investir em Títulos Públicos o investimento mais seguro que existe. Mas isso porque sempre consideramos algo fundamental para reduzir o seu risco ao máximo, o tempo do investimento.

Quando você compra um título com o objetivo de ficar com ele até o vencimento, você diminui completamente o risco de perda, pois a perda só poderá existir se a venda do título for feita antes do vencimento e em casos onde o retorno do seu título é menor que retorno obtido no mercado.

Ex.: Vender seu título que tem um rendimento pré-fixado de 8%a.a. sendo que o título no mercado tem rendimento de 12,75%. Nesse caso você poderá ter uma desvalorização na venda do seu título de forma antecipada.

Quando você investe em títulos púbicos é necessário estar disposto a manter o investimento até o vencimento do título. Ao adquirir um título com vencimento de 5 anos para ficar com o título por apenas 2 anos você passa a estar vulnerável a perda.

 

Mercado de Ações

Aqui é onde o risco é mais comum de ser confundido com vulnerabilidade.

O risco no investimento em ações existe pelo fato dos preços das ações serem voláteis, sobem e descem todo dia.

Para minimizar o risco deve-se primeiro conhecer a empresa que você está investindo, analisar seus lucros, dívidas, estruturas de capital, etc. Optando apenas por excelente empresas você já minimiza bastante o seu risco.

E em seguida devemos entender que investimento em ações deve ser de longo prazo e com compras constantes. Assim você minimiza os efeitos causados pelo sobe e desce dos preços e aumenta as chances de ter resultados acima da média.

Ao utilizar da estratégia de especulação no mercado de ações também é possível minimizar os riscos através da análise gráfica.

O grande problema é que a maioria entra no mercado de ações sem o mínimo de conhecimento necessário. Comprando ações de qualquer jeito, sem estratégia e especulando achando que está investindo. Com isso estão completamente vulneráveis a perda. O que acaba manchando a reputação do mercado de ações.

 

Caderneta de poupança

Sim o risco e a vulnerabilidade estão presentes também no investimento mais tradicional do país.

Qual o risco da poupança? Será o risco do dinheiro ser confiscado novamente pelo governo? Com esse risco você não precisa de preocupar.

O risco da poupança está em o banco que você tem conta quebrar e você ter mais de R$250mil em conta, que é o valor garantido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Nesse caso você perde o valor que excede os R$250mil. Mas afinal quais as chances do seu banco quebrar? Muito poucas!

Agora onde está a vulnerabilidade da poupança?? No fato do seu dinheiro estar perdendo sempre para a inflação! Na Caderneta de Poupança você está sempre vulnerável a perda. Isso o torna o pior investimento que você pode realizar.

Analise seus investimentos e veja se você está conseguindo minimizar os riscos envolvidos ou se está simplesmente vulnerável a eles. O primeiro passo para minimizarmos os riscos dos nossos investimentos é entendendo quais são os riscos. Você conhece o risco do seu investimento favorito?

 

Receba nossas atualizações e dicas exclusivas por e-mail...


2014 - Bomtempo Controle Financeiro - Banner Fim de Post
118

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *