[Livro] Uma trufa e… 1000 lojas depois!

Uma trufa... e 1000 lojas depois!

Esse é um excelente livro escrito por Alexandre Tadeu da Costa, fundador da Cacau Show, e conta com comentários do Prof. José Luiz Tejon, que faz com que refletimos sobre a nossa condição atual.

O livro é recheado de verdadeiros conceitos fundamentais sobre empreendedorismo! Tais como a máxima dita por Confúcio: “Escolha um emprego do qual você goste e não terá que trabalhar nem mais um dia na vida”. Além de contar a trajetória da Cacau Show desde o início.Botão - Lista VIP 02

Tudo começou quando Alexandre, aos 17 anos, decidiu vender chocolate de porta em porta para a páscoa e depois teve que lidar com o seu primeiro desafio. Entregar cerca de 2.000 ovos de páscoa de uma unidade que não existia no fornecedor. A saída? Vou deixar você descobrir no livro…

É muito interessante ver como ainda muito novo, Alexandre já possuía uma visão intuitiva de negócio. Como ele conseguiu identificar uma oportunidade onde sua mãe já havia falhado, vender chocolate de porta em porta. E como definir metas desafiadoras e ao mesmo tempo possíveis.

Mesmo encontrando dificuldades e comentando erros – e não foram poucos durante a caminhada – conseguiu manter o foco no seu objetivo e encontrar novas soluções. E aos poucos foi encontrando novas oportunidades.

Um fator que considero fundamental para o crescimento empresarial (e pessoal), e o autor deixa bem claro sua visão no livro, é a separação das finanças da Empresa e do Empresário. Ou seja, buscar sempre reinvestir na empresa mais do que retirar lucros para o empresário. Só assim a empresa pode crescer mais e melhor, proporcionando assim melhores retornos no futuro. Busque sempre inovações, sejam tecnológicas, de processos ou produtos. Seja criativo! E agregue valor a empresa. Muitas vezes não é necessário fazer grandes malabarismos. Às vezes, oferecer o básico bem feito já é uma forma de se diferenciar.

E o mais importante de toda a organização, as pessoas! O segredo, segundo Alexandre, “é tratar gente como gente”. Simples assim! É muito legal ver como a Cacau Show tem a valorização das pessoas como um dos seus princípios. A importância de retribuir os colaboradores pela dedicação na elaboração dos produtos, a abertura da empresa para troca de idéias e a criação de novos rituais que valorizam os pequenos momentos. E essa valorização vai além das portas da fábrica, ela está presente nas lojas dos franqueados, nos parceiros, amigos e na sociedade, através do Instituto Cacau Show.

Para finalizar, volto ao conceito da frase dita por Confúcio. A Paixão! Ela está presente no Alexandre e em toda Cacau Show. A paixão por aquilo que fazemos é o que nos move, nos faz ir além! Alexandre afirma: “Sou Chocolateiro!”. E assim com toda essa paixão que ele consegue fazer a empresa crescer sem perder a sua essência e seus princípios.

Uma trufa e… 1000 lojas depois! – A inspiradora receita de sucesso da maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. | Clique e compare os preços! | Também a venda nas lojas da Cacau Show.

Se você ainda não leu esse livro, não deixe de ler! Realmente fantástico! Se já leu, comente o que achou no espaço abaixo. Fique a vontade para indicar suas leituras favoritas. Abraço e até a próxima!

Aproveite para assinar nossa Lista VIP e receba todas as atualizações e dicas especiais diretamente em seu e-mail.

Botão - Lista VIP 02

Respeitamos você, não lhe enviaremos spam.

89

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *