Invista bem! Veja onde investir com a queda dos juros

Invista bem! Veja onde investir com a queda dos juros

O cenário econômico atual é novamente de corte nas taxas de juros básicos, a Selic. Provavelmente veremos algo semelhante ao que ocorreu em 2012 onde a Selic atingiu a casa de 7,25% ao ano. Com isso surge a dúvida, onde investir com a queda dos juros?

Investir com uma leve tendência de queda é um pouco mais simples do que, investir bem, com uma tendência mais forte de queda como a que estamos vendo hoje.

Se você já me acompanha sabe que não costumo entrar muito na parte econômica, mas hoje tenho que apresentar um pouco sobre a nosso cenário econômico para contextualizar melhor. Prometo ser breve e com o mínimo de economês possível.

 

Receba nossas atualizações e dicas exclusivas por e-mail...

O atual presidente, Michel Temer, está propondo, e trabalhando para que aconteça, uma inflação no centro da meta de 4,5% no ano. Não vemos a inflação nesse nível desde 2009 quando o IPCA fechou em 4,31%.

Inflação baixa abre espaço para maiores reduções na taxa Selic. Na primeira reunião do Copom do ano (2017) vimos uma redução, não muito comum, de 0,75 pontos percentuais na taxa Selic, passando de 13,75% para 13% ao ano.

Com isso o mercado automaticamente reduz de forma ainda mais intensa os juros futuros, como os negociados nos Títulos Prefixados. Hoje com a taxa Selic em 13% ao ano, encontramos títulos prefixados negociados a taxas de 10,43% ou 11,03% ao ano, com vencimentos respectivos em 2019 e 2023.

Isso pode assustar o investidor novato, ver um taxa de rendimento inferior a Taxa Selic, sabendo que ele pode optar pelo título público Tesouro Selic e receber o valor da Selic, hoje em 13% ao ano. Porém ele acaba esquecendo que esse título é pós-fixado e o rendimento real somente será conhecido no momento da venda e seguirá a variação da Selic no período. Sendo assim nos próximos 2 anos o rendimento médio será inferior aos atuais 13% ao ano, devido as quedas previstas para a taxa Selic ao longo do ano.

Até agora só incertezas, o que fazer então para investir bem com a taxa Selic em tendência de queda?

Em momentos de incerteza a opção ideal é a diversificação.

Mas projeção de queda na taxa de juros é cenário de incerteza? Sim, pois queda nos juros básicos da economia, propõe estimular o consumo, o que mal planejado pode fazer aumentar a inflação e perder parte do trabalho.

Para solucionar esse cenário não temos o melhor investimento, mas a melhor opção de diversificar a carteira de investimento.

 

Tesouro IPCA+ 2019

Esse título rende um valor fixo acrescido da inflação do período. Hoje temos esse título disponível com rendimento de 5,42% a.a. + IPCA. Ou seja, considerando a capacidade do governo de trazer a inflação (IPCA) para o centro da meta de 4,5% temos um rendimento anual de aproximadamente 9,92%, mas garantindo que qualquer deslize do governo em controlar a inflação esse rendimento pode ser maior.

 

Tesouro Prefixado 2019 ou 2023

Título que garante um rendimento fixo até o vencimento do mesmo. Hoje esse rendimento está em 10,43% e 11,03% a.a. respectivamente, mas como a tendência é de queda, pode-se obter um rendimento muito superior em uma oportunidade de venda antecipada. (Entenda mais sobre a estratégia de especulação com Títulos Públicos nesse outro artigo.)

 

Mercado de Ações

Se você não conhece muito sobre o Mercado de Ações, um fundo de investimento pode ser um bom aliado. Em épocas de redução da taxa de juros, os investidores buscam alternativas mais rentáveis e uma delas é o Mercado de Ações. Essa migração de investidores da Renda Fixa para a Renda Variável tende a fazer com que os preços subam, trazendo ganhos para os que investiram primeiro.

Investir em ações não é loteria, não é dinheiro fácil, nem é jogatina e nem qualquer outra bobeira que se possa encontrar por aí. Investir em ações requer conhecimento e habilidade para obter bons resultados, caso contrário a possibilidade de perda é alta.

Não existe fórmula mágica para atingirmos resultados acima da média em nossos investimentos, temos que ter uma estratégia definida, saber o que estamos fazendo ao investir e revisar constantemente a nossa carteira e estratégia.

Como estão os seus investimentos visando os próximos anos? Comente abaixo. Ajude a enriquecer esse espaço com suas ideias e experiências.

Quer ajuda para aprimorar a sua estratégia e encontrar os investimentos adequados para os seus objetivos? Entre em contato, uma consultoria de investimento pode lhe ajudar a realizar seus sonhos com mais facilidade.

 

Receba nossas atualizações e dicas exclusivas por e-mail...


2015 - E-book - Tesouro Direto - Aprenda a investir - Banner Fim de Post

402

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *