Investimento vs Especulação: Aprenda a diferença

Investidor x Especulador

Na Bolsa de Valor ouvimos com frequência esses dois termos, porém muitas vezes de forma equivocada. Isso prejudica muito quem está começando, pois se não sabem o que estão realmente fazendo acabam se perdendo ao buscar a melhor estratégia para atingir o seu objetivo.

Mas afinal, qual é a real diferença entre Investimento e Especulação?

Botão - Lista VIP 02

Pesquisando no dicionário Aurélio temos as seguintes definições:

Investir: Aplicar, empregar, inverter capitais com finalidade lucrativa; fazer investimento (de capitais).

Especular: Efetuar operações comerciais ou financeiras de que se espera obter lucros com a oscilação dos preços.”

Colocando de forma mais prática e aplicada ao mercado de ações…

Investir é se tornar sócio de empresas com o objetivo de participar do seu crescimento, recebendo proventos (dividendos e juro sobre capital próprio) como remuneração do capital aplicado.

Para ser um investidor na bolsa, não é necessário dedicação diária ao mercado. O que precisa ser feito é estudar periodicamente os fundamentos das empresas, seus balanços e resultados, verificando se a empresa continua com o resultado esperado. Esse estudo pode ser feita uma ou duas vezes por ano, e caso encontre alguma empresa da qual é sócio com resultados insatisfatórios, basta se desfazer da sociedade vendendo suas ações.

Já especular é comprar uma ação com o objetivo de vender com lucro em um curto período de tempo.

Agora para ser um especulador já é necessário uma dedicação maior, pois tem que acompanhar frequentemente os preços das ações e analisar os gráficos em busca de novas oportunidades. Um especulador pode tanto realizar várias operações curtas durante o mesmo dia (Day Trade), como realizar algumas operações um pouco mais longas com duração de semanas, ou meses (Swing Trande e Position Trade).

Para investir não é necessário muito dinheiro e sim disciplina para investir uma quantia fixa todos os meses fazendo o seu patrimônio crescer. E para estudar as empresas utiliza-se da Análise Fundamentalista.

Ao especular, aí sim é necessário ter mais dinheiro em caixa, tanto para diluir o risco em várias operações, como também para especular com mais ações já que o seu lucro é proporcional ao montante de dinheiro envolvido. Já para analisar os gráficos em busca de oportunidades, utiliza-se da Análise Técnica e Análise Gráfica.

Agora o mais importante sobre Investimento e Especulação…

Investimento é fundamental! É a construção de patrimônio que proporciona um futuro financeiro tranquilo, uma aposentadoria saudável.

Especulação não é pecado! O lucro obtido através da oscilação dos preços é como uma renda extra e deve ser utilizada para antecipar a realização dos sonhos.

É possível investir e especular ao mesmo tempo. Mas não misture os controles e o dinheiro dessas duas modalidades. O dinheiro para investir é para investir, e o para especulação é para especulação.

Se você já opera no mercado de ações, pare e reflita um pouco sobre sua estratégia. Você está investindo ou especulando? É extremamente importante saber se posicionar de forma correta na bolsa.

Aproveite para assinar nossa Lista VIP e receba todas as atualizações e dicas especiais diretamente em seu e-mail.

Botão - Lista VIP 02

Respeitamos você, não lhe enviaremos spam.

2014 - Bomtempo Controle Financeiro - Banner Fim de Post

Se o texto foi útil para você, ele também pode ser útil para seus amigos. Compartilhe!

215

You may also like

7 comments on “Investimento vs Especulação: Aprenda a diferença

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *