Inflação Oficial x Inflação Real

Todo mês o IBGE apura e divulga a inflação mensal, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Durante todo o ano de 2013, o IPCA mensal variou bastante, começou o ano em 0,83% (Jan/13), em Julho caiu para 0,03% e terminou o ano em 0,92% (Dez/13).

IPCA 2013

Já no início de ano, o IBGE informa o valor oficial da inflação acumulada no ano que passou. Esse mês (Jan/14), foi divulgado a inflação de 2013, acumulada em 5,91%.

Mas e para você, a inflação foi a mesma? 5,91%?

Botão - Lista VIP 02

Normalmente, sentimos a inflação de forma mais intensa do que o valor oficial divulgado. Isso acontece pelo fato de cada pessoa, cada família, ter a sua própria “Inflação Real”. A nossa inflação varia de acordo com a forma como consumimos. Veja só esse infográfico elaborado pelo G1.

IPCA 2013 - G1

Nele vemos onde o peso da inflação foi maior ou menor. Portanto, quem acabou consumindo mais nos setores onde a inflação foi maior acabou sentindo mais durante o ano.

Não é fácil medir exatamente o valor da nossa inflação real, mas é importante saber que ela existe, e tentarmos sempre fazer nossos investimentos renderem além da inflação, pelo menos mais que a medida pelo IPCA.

E você, também sentiu que a sua inflação foi maior que a divulgada pelo IBGE?

Aproveite para assinar nossa Lista VIP e receba todas as atualizações e dicas especiais diretamente em seu e-mail.

Botão - Lista VIP 02

Respeitamos você, não lhe enviaremos spam.

135

You may also like

2 comments on “Inflação Oficial x Inflação Real

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *