Economize ficando longe das promocoes! - Como promocoes podem se tornar grandes armadilhas - Bomtempo Financas Pessoais - Coach Fulgencio Bomtempo

Economize ficando longe das promoções! – Como promoções podem se tornar grandes armadilhas

Economizar ficando longe de promoções parece estranho para você? Como você lida com as ofertas dentro de supermercados? E em um passeio pelo shopping ou no centro comercial da sua cidade em época de promoção? O principal objetivo de uma promoção é fazer você comprar o que está sendo anunciado. Mas será mesmo que aproveitar essa promoção será uma forma de economizar?

Nesse artigo vou lhe mostrar alguns exemplos de promoções que podem fazer com que você, literalmente, perca dinheiro. O velho “barato que sai caro”.

 

Receba nossas atualizações e dicas exclusivas por e-mail...

Fim do inverno

São comuns as promoções de troca de estações no varejo, porém a do fim do inverno é a que exige maior atenção e cuidado na hora da compra.

Sabe aquela bota linda que você passou o inverno namorando? Ou aquela jaqueta de couro descolada que não coube no orçamento desse ano? É bem provável que elas estão prestes a entrarem em promoção, até 70% de desconto para acabar com o estoque! Será se vale a pena aproveitar?

As roupas de inverno são raramente utilizadas em outras épocas do ano, principalmente as de couro, então elas devem passar os próximos 9 meses guardadas, e é aí que mora um dos principais desafios. Aproveitar uma oportunidade para comprar aquela peça de roupa que você tanto deseja e deixar guardado até o próximo ano exige alguns cuidados especiais para que você não perca o seu dinheiro. Aqui vão alguns pontos para você analisar:

A moda é muito cíclica, então na hora de aproveitar uma promoção de inverno procure sempre por peças chaves e modelos clássicos. Será se o modelo dessa bota ainda estará na moda no próximo ano? Será se o seu estilo pessoal ainda estará alinhado com essa peça que deseja comprar? Existe a possibilidade de não servir mais no próximo ano?

Outro ponto importante para ser analisado é o material da roupa. Couro, por exemplo, precisa de cuidados especiais, como ser armazenado de forma que possa respirar e também de ter cuidado para hidratar a fim de conservar a peça. Isso vale também para outros tecidos como camurça e couro sintético, cada um possui os seus cuidados específicos. Você tem condições de armazenar e cuidar adequadamente dessas peças até chegar o próximo inverno?

 

Ofertas de supermercado

Todo dia é dia de oferta no supermercado! Temos que ter alguns cuidados para não desperdiçar o nosso dinheiro enquanto realizamos as compras do mês ou da semana. O supermercado é um local cheio de armadilhas e as promoções são uma delas. Já reparou alguma promoção de um produto fora do corredor onde ele costuma ficar? Promoção de refrigerante ou cerveja próximo à área de carnes ou frios é um clássico. O consumidor para pra aproveitar a promoção da bebida e é estimulado a comprar um produto extra, nesse caso a carne, que pode estar com o preço um pouco mais caro que o normal.

Dentro do supermercado é comum também existir promoções em produtos novos no mercado. É comum encontrar um produto de limpeza novo que está sendo divulgado com 50% de desconto na compra da segunda unidade. Se você ainda não conhece, por que levar a segunda unidade? Se o produto for ruim você pode acabar descartando ele e perdendo mais dinheiro com o que a princípio parecia uma oportunidade.

Promoção em produtos não perecíveis. Outro dia estava no supermercado e tinha uma promoção no fardo de açúcar, eu teria que comprar 30kg de açúcar para que ele saísse mais em conta, ou seja, na minha realidade, eu teria que estocar açúcar por 1 ano. Será se esse dinheiro parado na dispensa vale a pena, ou é melhor aproveitar o dinheiro que eu iria gastar a mais na compra desse mês (uns 30 reais) para um momento de lazer? Será se é mesmo necessário ter um estoque de açúcar em casa? Outro produto que costuma se encontrar na mesma situação é o óleo de soja, será se vale mesmo estocar uma caixa de óleo? Lembre sempre de suas prioridades!

Vale lembrar também dos produtos que estão próximos da data de validade e entram na promoção. Esses são os piores, pois ao não prestar atenção a esse detalhe, o seu dinheiro vai da prateleira do supermercado direto para a lata de lixo em poucos dias. 

 

Promoção relâmpago

Só amanhã! Só amanhã, mesmo! Últimas unidades! Quem nunca ouviu uma chamada desesperada dessa? Aqui vale o mesmo cuidado que recomendo sempre na Black Friday, cuidado para não comprar pela “metade do dobro” e muito menos comprar o que você não precisa ou nunca vai usar simplesmente pelo desconto. 

Promoções relâmpagos são ótimas oportunidades para quem está planejando realizar esse compra em breve, pois provavelmente já pesquisou o preço e tem certeza que é uma promoção que vale a pena ser aproveitada. Se você não precisa de uma TV nova e compra uma na promoção, sem ter se planejado para isso ou ainda assumindo uma dívida, você certamente estará perdendo dinheiro.

Ou ao passar em frente uma loja, vê aquela fritadeira a ar que você tanto deseja na promoção e compra no impulso. Ao usar ela apenas 1 vez ao ano, é a batata frita mais cara que você já comeu na vida.

Essas são algumas das várias formas de perder dinheiro comprando na promoção, então tenha sempre em mente que o barato pode sair caro! Aprenda a controlar suas compras, comprando não apenas pelo preço, mas principalmente pela sua necessidade e planejamento.

Você já passou por alguma situação onde a promoção foi uma verdadeira armadilha e acabou perdendo dinheiro? Como você se comporta diante de promoções? Compartilhe suas experiências, suas atitudes, e ajude a enriquecer esse espaço.

 

Receba nossas atualizações e dicas exclusivas por e-mail...


2014 - Bomtempo Controle Financeiro - Banner Fim de Post
180

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *