Como lidar com as notícias - Queda da Selic, Nova Regra da Poupança e Mercado de Ações Bate Topo Histórico

Como lidar com as notícias? – Queda da Selic, Nova Regra da Poupança e Mercado de Ações Bate Topo Histórico

Nos últimos dias acompanhamos a taxa básica de juros, a Selic, cair de 9,25% para 8,25% ao ano, na decisão do Banco Central na última reunião do Copom (no dia 06/09/17). Com isso vemos os noticiários lembrarem que a tradicional Caderneta de Poupança passa a render não mais os 0,5% ao mês + TR, e sim, 70% da Selic + TR, passando a ter um rendimento menor e exigindo mais cautela ao escolher o melhor investimento. Também nos últimos dias vimos o índice Ibovespa atingir o seu ponto mais alto da história.

E agora, o que fazer com todos esses fatos? Tirar o dinheiro da poupança e investir em ações?

 

Receba nossas atualizações e dicas exclusivas por e-mail...

Com a Taxa Selic em 8,25% ao ano, realmente devemos começar a repensar os nossos investimentos. A tradicional Poupança, mesmo com seu baixo rendimento, pode ser interessante para guardar aquele dinheiro que você pretende usar nos próximos 12 meses, e principalmente para aquela reserva de emergência, que é bom estar sempre à mão. Em alguns casos a Poupança é mais atrativa que Fundos de Renda Fixa para o período acima, mas claro, não é o melhor investimento para esse período, seu rendimento ainda é ligeiramente superada pelos Títulos Públicos indexados a Selic, o Tesouro Selic, e alguns outros investimentos.

Baixe meu e-book gratuito e aprenda tudo que você precisa para investir em Títulos Públicos!

Agora se o seu planejamento é usar o dinheiro investido em um período maior que 1 ano, definitivamente você já deveria ter saído da Poupança faz tempo.

Você deve estar pensando: “Vou sair da Poupança e investir em ações, já que o mercado está em alta e atingiu sua máxima histórica nos últimos dias.”

Será essa a melhor opção?

Não necessariamente!

Na verdade o momento em que o Mercado de Ações começa a se despontar nos noticiários é o momento em que devemos ter maior cautela e conhecer melhor esse investimento. O Ibovespa já vem registrando alta desde o ano passado, onde encerrou o ano com valorização de 38,94%. Esse ano já acumula alta de 23,4% e agora pode vir um boom no mercado.

Historicamente acontece assim, após períodos de queda ou mesmo estagnação no Mercado de Ações, o mercado vem recuperando sua tendência de alta no anonimato, e quando atinge sua máxima histórica ganha as principais manchetes dos jornais, surgem depoimentos de investidores de sucesso e em seguida vem um momento euforia na bolsa. Momento onde inúmeros investidores sem conhecimento acreditam que estão deixando a oportunidade de ficarem ricos passar por entre os dedos e começam a entrar no Mercado de Ações. Essa procura pelos investidores provoca um período de alta acelerada no mercado – quanto mais pessoas querendo comprar ações, mais os preços das ações sobem.

O Mercado de Ações é movido por oferta e demanda, pessoas comprando e pessoas vendendo ações.

Os investidores inexperientes podem até obterem bons resultados com o mercado em alta, já que com os preços subindo, tudo tende a dar certo. Se compra algumas ações hoje e vender depois de alguns dias é possível obter ótimos rendimentos com o mercado em alta.

Porém o grande risco é quando a tendência inverter e começar a cair. O investidor novato, por falta de experiência, vai querer acreditar que a queda vai parar e os preços vão voltar a subir rapidamente, porém nem sempre é o que acontece. E nesse momento, por falta de estratégia e conhecimento, acabam perdendo tudo que haviam ganhado e muitos ainda ficam com grandes prejuízos.

Investir em ações é uma ótima alternativa, desde que se saiba o que está fazendo, tenha o conhecimento necessário e uma estratégia de investimento muito bem definida. Se você quer investir com sucesso no Mercado de Ações, tem vários artigos aqui no blog para lhe ajudar.

Independentemente do investimento que você escolher para o seu dinheiro, é necessário conhecer os resultados e os riscos que você poderá ter e principalmente ter uma estratégia de investimento bem estruturada.

 

Receba nossas atualizações e dicas exclusivas por e-mail...


2015 - E-book - Tesouro Direto - Aprenda a investir - Banner Fim de Post

 

87

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *