5 Facilidades para sua Empresa Proporcionadas pelo ERP Fulgencio Bomtempo Financas Pessoais Educacao Finacneira Coach Coaching

5 Facilidades para sua Empresa Proporcionadas pelo ERP

Você já conhece ou já utiliza um sistema ERP? Se sim, então você já sabe que um ERP nada mais é do que um sistema pensado para deixar a sua vida como empreendedor muito mais fácil! A própria sigla já transmite essa ideia: ERP vem do inglês “Enterprise Resources Planning”, ou como dizemos em terras tupiniquins, sistema de “Planejamento de Recursos Empresariais”.

Na prática, isso significa que um ERP é uma ferramenta voltada para deixar a sua gestão mais descomplicada, ágil e eficiente. Se a sua empresa ainda não utiliza um sistema ERP, está na hora de sair das cavernas e investir em um pouquinho de tecnologia aplicada à gestão. Os resultados valem a pena, pode acreditar!

Dentre as inúmeras áreas da sua empresa que serão beneficiadas pelo uso de um sistema ERP, destacamos cinco áreas essenciais. A seguir você confere o que um ERP pode fazer pela sua empresa nesses cinco domínios:

 

Receba nossas atualizações e dicas exclusivas por e-mail...

#1 – Gestão Financeira:

Uma boa gestão financeira é essencial para a sobrevivência do seu negócio. E não estamos falando só por falar: o próprio SEBRAE aponta que a maior parte das empresas que fecham as portas ainda nos primeiros anos de funcionamento são forçadas a isso justamente por problemas na gestão financeira.

A grande vantagem de utilizar um ERP é conseguir concentrar todas as informações financeiras da sua empresa em um único sistema. Com isso, você, empreendedor conta com a facilidade de controlar em um só lugar as contas à pagar e à receber da sua empresa, os orçamentos realizados, as notas fiscais e boletos emitidos, realizar conciliação bancária, fluxo de caixa, etc…

Não só o ERP permite que você tenha maior controle sobre todos os processos financeiros da sua empresa, mais ainda ele oferece a funcionalidade de geração de relatórios financeiros. Esses relatórios cruzam os dados inseridos no sistema, permitindo um melhor acompanhamento do desenvolvimento da sua empresa, uma melhor avaliação dos investimentos realizados e a identificação de custos que podem ser eliminados.

A longo prazo, o sistema ERP contribui para a manutenção da saúde financeira da sua empresa e para o seu crescimento, visto que favorece um processo de tomada de decisões melhor embasado.

 

#2 – Equipe de Vendas:

Se a sua empresa trabalha com vendas, manter a sua equipe de vendas sempre alinhada é importantíssimo para evitar falhas no atendimento ao cliente ou na entrega de serviços. Também nisso um ERP pode ser de grande ajuda para a sua empresa e o seu pessoal.

E isso porque é possível adicionar ao sistema ERP diferentes usuários, com diferentes níveis de acesso, para cada um dos seus funcionários. A comunicação através do sistema se torna muito mais ágil e precisa. Seu funcionário pode acompanhar os processos de venda que já estão em andamento, todos com informação em tempo real. Além disso, o próprio sistema se encarrega de atualizar os dados de estoque, de forma que não haja desencontro de informações: o seu vendedor sabe, com precisão, quais os itens que estão realmente disponíveis para venda e, sua equipe de reposição, pode visualizar com igual facilidade quais os itens que devem ser buscados junto aos fornecedores.

Pensando em agilizar ainda mais o dia a dia das empresas que lidam com grande volume de vendas, ERPs como o GestãoClick, permitem integrar ao sistema um módulo PDV. Assim, toda aquela rotina de abrir e fechar os caixas individualmente, realizar sangrias ou reforço, registrar trocas e devoluções, fica muito mais simples. O resultado é uma equipe melhor engajada naquilo que realmente importa: oferecer o melhor atendimento possível para o seu cliente!

 

#3 – Controle de Estoques:

Muitos empresários descuidam do controle de estoques, o que é um erro extremamente básico. Afinal, como você, empreendedor, já sabe bem, os seus estoques representam o capital da empresa investido nos produtos que serão comercializados. A boa administração desse capital pode ser a diferença entre uma falência e um negócio de sucesso.

O que um ERP pode fazer pelo seu controle de estoques? A principal vantagem do ERP é o fato de atualizar os dados em tempo real, de acordo com os dados lançados no sistema a cada venda ou a cada reposição realizada. Dessa forma, é possível ter um controle muito maior sobre esse capital e sobre a sua rotatividade.

Por exemplo, um bom controle de estoques permite identificar quais os produtos com maior ou menor saída, quais as melhores épocas em termos de vendas, quais as ações de marketing com melhor resultado e assim por diante. Essas informações são vitais para o planejamento estratégico da sua empresa. É a partir delas que você, poderá definir qual a estratégia de vendas será utilizada para impulsionar este ou aquele produto, ou para alavancar suas vendas em períodos de baixa, ou ainda quais as ações de marketing que valem realmente a pena para o seu nicho de mercado, e assim por diante.

Como você pode facilmente perceber, todas essas decisões tem um impacto real – e que não é pequeno – no futuro do seu negócio. Já está considerando investir em um ERP? Pois deveria. E as vantagens não param por aí, não!

 

Gestão Click - Teste Grátis

 

#4 – Estratégias de Marketing:

Um bom sistema ERP cloud de ser utilizado como suporte para o desenvolvimento das suas estratégias de marketing. Para começar, é possível utilizar o cadastro de seus clientes para definir as características do seu público atual. Idade, gênero, local de residência: são informações que já ajudam a determinar a linguagem e as mídias que serão utilizadas em suas ações de marketing.

Em seguida, como vimos acima, um sistema ERP permite um maior controle de seus estoques e de suas vendas. Dessa forma, você, empreendedor, pode acompanhar minuciosamente os impactos das ações de marketing lançadas pela sua empresa. Desse acompanhamento podem surgir ideias para novas ações, que se adequem melhor ao público alvo e produto oferecido.

Pode ser, é claro, que você identifique aquela ação de marketing matadora, que superou todas as expectativas iniciais: será o caso, então, de pensar em lançá-la novamente ou de adaptá-la, de forma a tirar o maior proveito possível para a sua empresa.

 

#5 – Relacionamento com o cliente:

Por fim, o maior diferencial que um ERP pode oferecer à sua empresa é a melhoria do seu relacionamento com seus clientes atuais e potenciais.

Como você seguramente já sabe, as vendas deste novo século são essencialmente diferentes das vendas de séculos anteriores: não se trata mais de vender o seu peixe simplesmente, de provar que o seu produto é melhor ou mais barato que aquele oferecido pelos concorrentes A ou B. O que o consumidor do novo milênio está buscando é a experiência da compra que seja um diferencial.

Você pode estar se perguntando: mas como um ERP, que é a princípio um sistema de gestão interna, pode ajudar a melhorar a experiência de compra do meu cliente, melhorando assim nosso relacionamento e conduzindo a uma possível fidelização do mesmo?

A resposta é bem simples: um ERP otimiza o seu tempo e o da sua equipe, permitindo que o seu cliente receba mais atenção ao visitar a sua empresa. Além disso, o ERP torna os processos internos mais eficientes, evitando aqueles erros corriqueiros do dia a dia que acabam por irritar o seu consumidor, estragar a venda ou, ainda pior, que levam o seu consumidor a falar mal da sua marca para conhecidos e familiares.

Se você ainda não utiliza nenhuma solução ERP na sua empresa, que tal dar uma chance para conhecer o que a tecnologia aplicada à gestão pode fazer pela sua empresa? Temos certeza de que os resultados serão mais que compensadores! Clique aqui e experimente ainda hoje gratuitamente o ERP Gestão Click!

Guest Post por Equipe GestãoClick

 

Receba nossas atualizações e dicas exclusivas por e-mail...


2015 - E-book - Tesouro Direto - Aprenda a investir - Banner Fim de Post

51

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *