5 Dicas para planejar seu fim (e início) de ano

couple-planning-finances

O mês de novembro é, para a maioria dos trabalhadores, um dos meses mais esperados do ano (depois das férias).

Novembro significa a chegada da primeira parcela do 13º salário!

Você já planejou o que fará com esse salário extra?

Aqui vão algumas dicas para usar bem esse dinheiro e também dicas para planejar os gastos do início do ano.

 

Botão - Lista VIP 02

 

13º Salário

O 13º salário não deve ser comprometido ao longo do ano, o que é um caso comum de se ver. Esse comprometimento do salário extra ao longo do ano com compras parceladas e dívidas pendentes tendo o pensamento de que “Com o 13º eu acerto essas pendências”, não é financeiramente saudável.

Esse benefício deve ser planejado e projetado pensando, especialmente, nas contas que virão no próximo ano e não para socorrer as pendências do ano que está encerrando.

 

Pagar dívidas

Se você chegou ao fim do ano com dívidas, não tem jeito, use o 13º para quitá-las! Negocie, não aceite a primeira proposta e honre esse novo compromisso. Seu credor estará precisando de dinheiro para o fim do ano, use isso a seu favor.

Mas a tarefa não para por aí. Busque alternativas para manter o próximo ano com o orçamento domestico em dia. O Bomtempo Controle Financeiro pode lhe ajudar a monitorar os seus gastos para que você encontre onde está gastando de forma desnecessária e se reorganizar financeiramente.

 

Compras de Natal e Festas de Fim de Ano

As compras de natal e as festas de fim de ano não devem comprometer todo o seu 13º salário. Lembre-se que existem outras obrigações que também precisam de uma fatia desse dinheiro para serem pagas sem muita complicação.

Você já pode ir se preparando para as despesas de Natal e Ano Novo desde já, isso porque quanto mais próximo for chegando dessas datas, mais altos estarão os preços.

Presentes de Natal: Você não precisa presentear todos os amigos e parentes, um simples cartão, uma mensagem já mostrará que você lembrou daquela pessoa nesse momento festivo. Mas sempre temos pessoas que desejamos e fazemos questão de presentear. Planeje e faça uma lista das pessoas que deseja presentear. Então para essas pessoas já comece a ir as compras, talvez consiga encontrar aquele presente em promoção, ou no mínimo mais barato que na semana do Natal.

Ceia de Natal e Ano Novo: O melhor jeito de fazer uma bela ceia entre amigos e familiares é cada pessoa/casal ficar responsável por montar um prato para compartilhar. Agora um jeito de não estourar o orçamento com a festança é antecipar algumas compras de produtos sazonais que podem encarecer na semana do Natal, como castanhas, nozes, uvas passas, ameixas secas, frutas cristalizadas. (Sempre verifique se a embalagem está bem lacrada e atenção a data de validade.)

 

IPVA e IPTU

Os impostos! Sabemos que eles existem mas nem sempre nos planejamos para pagá-los e somos “pegos de surpresa”.

Como normalmente são valores mais expressivos é bom deixar uma parte do 13º para fazer o pagamento integral ou pelo menos aliviar o peso das parcelas no início do ano.

 

Matrícula e Material Escolar

O estudo dos filhos não deve ser considerado como um mero gasto e sim como um investimento no futuro deles, pois carregarão o conhecimento por toda a vida.

No caso da matrícula escolar não há muito o que se possa fazer, é sentar e negociar a melhor forma de pagamento com a escola. Mas busque sempre adequar a escolha da instituição com a realidade financeira da família, de nada adianta buscar a escola mais cara e se endividar com essa decisão.

O material escolar já pode ser planejado com mais tranquilidade. Algumas dicas para economizar na compra dos materiais são:

  1. Faça a compra em grupo. Busque mais 2 ou 3 pais para fazer uma compra coletiva dos materiais, assim vocês passam a ter maior poder de negociação e consequentemente um preço melhor.
  2. Compre tudo em uma única papelaria, mas faça cotação em pelo menos 3. Assim você também consegue negociar o preço e realizar uma boa compra.
  3. Não escolher todos os cadernos com personagens da moda pode gerar um bela economia. E ainda pode ser uma oportunidade para uma lição de educação financeira para os filhos. Um caderno de capa simples tem a mesma qualidade dos demais porém pode ter um preço muito menor.
  4. Em último caso, não leve os filhos pequenos para escolher o material, isso pode encarecer muito a compra.

Espero que essas dicas lhe ajudem a planejarem melhor os gastos nessa época tumultuada do ano.

Você tem alguma dica que sempre usa quando chega no fim do ano? Compartilhe conosco nos comentários.

 


Aproveite para assinar nossa Lista VIP e receba todas as atualizações e dicas especiais diretamente em seu e-mail.

Botão - Lista VIP 02

RESPEITAMOS VOCÊ, NÃO LHE ENVIAREMOS SPAM.

2014 - Bomtempo Controle Financeiro - Banner Fim de Post

92

You may also like

1 comment on “5 Dicas para planejar seu fim (e início) de ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *